top of page

Composição do Júri Especial do 2º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens


Conheça a composição do Júri Especial do 2º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens que ocorre no contexto do 5º Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo – PPGS-USP:



Profª Dra. Alice Martins Villela é pós-doutoranda do Departamento de Antropologia Social da USP com pesquisa sobre relações entre audiovisual e fazer musical junto ao Projeto Temático Fapesp: O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia (Unicamp / USP). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (2015). É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2009) e possui graduação em Ciências Sociais pela UNICAMP (2004). Realizou pesquisa junto aos Asuriní do Xingu (PA) entre 2005 e 2015 investigando temas como a performance no ritual indígena, noções de imagem, fotografia, audiovisual e produção de imagens. Integra o Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama - NAPEDRA/USP, o GRAVI- Grupo de Antropologia Visual/USP e o PAM - Pesquisas em Antropologia Musical/ USP. Realizou estágio de pesquisa junto ao EREA - Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/ LESC/ CNRS/ Université Paris X Nanterre, Paris, França (entre agosto de 2013 e julho de 2014). É membro da Rede de Apoio ao Povo Kariri-Xocó.



Prof. Dr. Marcos César Alvarez é amante do cinema, sociólogo, professor Livre Docente no Departamento de Sociologia da USP, e desenvolve atividades de ensino, de pesquisa e de extensão relacionadas aos domínios da Sociologia da punição e do controle social, bem como no âmbito da teoria social, das metodologias de pesquisa e do pensamento social no Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais (1984), Mestrado (1989) e Doutorado (1996) em Sociologia, todos obtidos na Universidade de São Paulo, e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2008-2009). É orientador no Departamento de Sociologia e no programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH-USP (mestrado e doutorado). Foi assistente de pesquisa no CEBRAP (1985-1986), consultor de pesquisa no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2009-2010) e pesquisador sênior no Núcleo de Estudos da Violência da USP desde 2004 até o presente. Sua produção intelectual engloba livros, coletâneas, capítulos de livros e artigos publicados em revistas tais como Tempo Social (USP), DADOS (IUPERJ), Revista de Sociologia e Política (UFPR) e Revista Brasileira de Ciências Criminais (IBCCrim). No âmbito das atividades administrativas, foi presidente da Comissão de Pesquisa (1997-1998 e 2001), presidente do Comitê de Ética na Pesquisa (1999-2001) e chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (1998-2001 e 2003-2004) da UNESP/Marília, Coordenador da Área de Ciências Humanas da UNESP (2001-2002), coordenador de graduação pelo Departamento de Sociologia (2007-2008) e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH-USP (2009-2010), bem como membro titular da Comissão de Pós-Graduação na mesma unidade. Faz parte do corpo editorial da revista Plural (USP), da Revista Brasileira de Sociologia (SBS) e atua como parecerista da Tempo Social (USP), entre outros periódicos. Diretor de Publicações da ANPOCS e editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais entre 2013 e 2015. Foi Vice-chefe do Departamento de Sociologia (2014-2016) e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP (2015-).



Prof. Dr. Paulo Maron é maestro, compositor, dramaturgo e diretor teatral com doutorado na USP em musicologia. É fundador e diretor do NUO Ópera-Laboratório, realizando com esse grupo mais de 40 produções incluindo óperas, peças teatrais e espetáculos de dança-teatro. Escreveu e dirigiu os espetáculos Aniversário e Morte da Rainha Mary II, O Copista de Bach, Rivotchka, Dançando com a Morte e Cânticos dos Imigrantes, sendo esta última a primeira ópera verbatim, ainda em Cartaz no Espaço Núcleo, construído especialmente para a atuação do NUO Ópera-Lab.



A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO OCORRERÁ no dia 23 de Agosto às 17h na Sala 118 do Prédio das Sociais (FFLCH/USP-Butantã): o Júri Especial concederá premiações nas categorias: Melhor Roteiro, Melhor Técnica de Filmagem, Melhor Edição, Destaque pela contribuição para o debate nas humanidades, Destaque pela contribuição para o imaginário sociológico e Melhor Filme. Além dos prêmios do júri o público definirá os prêmios de Escolha do Público para os temas de cada um dos dias da mostra: Comunidade e Sociedade (21/8 às 14h) e Identidade e Memória (22/8 às 14h), bem como o prêmio de Melhor Sequência Fotográfica que será realizado também no primeiro dia de mostra (21/8).


O docente responsável pelo evento é o Prof. Dr. Álvaro Augusto Comin (Prof. do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo - USP e Coordenador do Laboratório de Pesquisa Social - LAPS).


A curadoria técnica do 2º Festival e Mostra do NUPEPA/ImaRgens, neste ano, contou com a particpação de:

Allan Herison Ferreira

Ana Carolina Trevisan

Bruna Piazzi

Flávio Silva

Gustavo Sivi

Marcus Repa


Saiba mais sobre o evento e sobre os materiais selecionados para o festival em: usp.br/imargens.











Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page