Conheça os filmes resultantes da Oficina Especial do NUPEPA para a Pós-graduação da UNICAMP/OLHO

No dia 29 de Julho foi feita mostra interna dos filmes produzidos no contexto da Oficina Especial de Audiovisual - NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS para o curso de pós-graduação em educação da UNICAMP/OLHO. Um grupo de trinta e um participantes foi responsávei pela produção de oito filmes de diferentes gêneros e estilos que totalizaram em duração pouco mais de 77 minutos.


Os filmes podem ser vistos no canal do YouTube do NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS. O projeto é resultante da parceria viabilizada pelos professores Drs. da Faculdade de Educação da UNICAMP: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda e Wenceslao Machado de Oliveira Junior - responsáveis pelo OLHO - Laboratório de Estudos Audiovisuais com o NUPEPA/ImaRgens.


A oficina especial do NUPEPA integrou a disciplina Comunidade de Cinema 2021 (FE193). Participantes de diferentes cidades brasileiras e estrangeiras conciliaram as atividades teóricas da disciplina com a prática e pesquina na produção audiovisual.



Veja aqui os filmes resultantes da oficina especial:

De(TALHES)

Sinopse: De(TALHES) é um curta-metragem sobre a potência dos fragmentos corpóreos, dos cheiros, falas, gostos, movimentos, olhares e toques de pessoas que nunca se viram presencialmente. Universos distintos atravessados pelas pausas e percepções, pelos talhes da existência, o desvendar do (re)conhecimento entrelaçado nas águas cotidianas.

(IN)VISÍVEIS

Sinopse: a presente história se constitui em fragmentos. Conta a partir de imagens a escola/vida/mundo/ficção com o cinema, que emergiu de livros, experiências com pesquisa, cinema e educação. Histórias em ruínas e estado de celebração como forma de resistência. Histórias em pedaços, sempre tênues e fugazes. As imagens produzidas em torno de vida e morte, em diferentes tempos, se entrelaçam com a multiplicidade de ideias de feminino(s) [e talvez, por que não, masculinos?] em movimentos de criação. Histórias que rompem com a clássica ideia de linearidade que encontramos, em grande medida, nos filmes hollywoodianos que, ao mesmo tempo, amamos desde nossas infâncias a nos inspirar e, de certa forma, determinar nossas formas de olhar? Assim em aliança e, ao mesmo tempo, problematizando, com a forma de produção do cinema americano, elaboramos um pequeno laboratório experimental e caseiro.

Desvios Pormenores

Sinopse: "Três escolas. Duas cidades. Um ponto em comum: detalhes. A atenção viaja pelos não-clichês da escola sem crianças durante a pandemia. Que histórias os espaços, os objetos e os sons nos contam nas ausências?"

A Vida Não Segue Roteiros

Sinopse: o curta retrata experimentações audiovisuais da equipe conjugando múltiplas linguagens e sentidos em 4 capítulos: 1. Pensamentosensações; 2. Vida de Insetos; 3. Texturas; 4. As formigas e os Trabalhadores.

A Sombra de Um Sonho

Sinopse: uma mulher sonha que é uma sombra. Em seguida, ela sai de casa desesperada em busca de respostas. Ao retornar para casa sem entender, ela resolve dançar com sua sombra. Ao despertar do sonho, ela finalmente vê sua imagem no espelho e se espanta.

A Falta do Amor

Sinopse: em meio à pandemia, vários casais de países diferentes estão conectados em um só. Nome do Filme: A falta do amor.

“Secerno”

Sinopse: o filme é uma experiência onírica, composto por quatro personagens que relatam seu contato com seu eu profundo no momento do sono. Através de quatro historias, os personagens expõem seus problemas, suas reflexões, seus medos e inseguranças. A palavra “Secerno” é o equivalente italiano para segredo. A relação entre a palavra surgida no sonho (conteúdo manifesto) e o significado do conteúdo latente que ela encerra é óbvia e simples de identificar neste pensamento onírico.


Infâncias Suspensas

Sinopse: cinco crianças. Quatro delas de escolas particulares, vivendo a pandemia do COVID-19 no tal “ensino remoto”. Uma delas nem sabe o que é ensino remoto e luta para sobreviver junto à sua família em um momento de caos. De qual escola elas estão falando? De qual escola nós estamos falando? De quais infâncias estamos, todos, falando? Infância ou Infâncias? Vozes infantis que dizem muito.


Os filmes podem ser assistidos pela PlayList do projeto no canal no YouTube do NUPEPA.


Você também pode participar da próxima edição da Oficna Regular de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS! A oitava edição da oficina será realizada virtualmente pela plataforma Zoom. O primeiro encontro será realizado no dia 19/07 às 15h30 no horário do Brasil / 19h30 no horário de Portugal. Serão seis semanas de encontros de duas horas às segundas, quartas e quintas-feiras. A cada dia serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. Sendo eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro/Guionismo, Direção/Realização, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A oficina não visa formar profissionais para cada uma destas funções e áreas de conhecimento do audiovisual, mas sim proporcionar experiência em cada uma delas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer e colocar em prática este conhecimento em suas atividades de campo. Para inscrever-se ou para saber mais, clique no link abaixo ;)


Clique aqui para saber mais!


Créditos desta edição da oficina de audiovisual:


Oficina Especial de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS para UNICAMP/OLHO




Em parceria com:


UNICAMP/OLHO





Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual (NUPEPA)/ImaRgens


Docentes responsáveis NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA/LAPS

Profa. Dra. Carla Maria Baptista

Prof. Dr. Álvaro Augusto Comin


Coordenação Geral:

Allan H. Ferreira

Ana Carolina Trevisan


Coordenação Brasil:

Marcus Repa


Colaboração:

Marcelo Lemos



Instituições de Suporte ao Projeto:



Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) – FCSH-NOVA

Profa. Dra. Cristina Ponte

Prof. Dr. Rui Francisco Cádima

Profa. Dra. Carla Maria Baptista


Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) - FFLCH-USP

Profa. Dra. Bianca Freire Medeiros

Prof. Dr. Álvaro Augusto Comin


Departamento de Ciência da Comunicação (DCC) – FCSH-NOVA

Prof. Dra. Cristina Ponte

Prof. Dr. Jorge Rosa


Departamento de Sociologia (DS) – FFLCH-USP

Profa. Dra. Ana Paula Hey

Prof. Dr. Rui Braga


Projeto realizado em Parceria com:

OLHO/Faculdade de Educação - UNICAMP

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

Wenceslao Machado de Oliveira Junior



Os filmes das oficinas de audiovisual são produção independente de responsabilidade de seus(as) autores(as) e foi realizado no contexto da Oficina de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens ICNOVA/LAPS - Edição Especial para a UNICAMP/OLHO.


2021





Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square