Inscrições abertas para a 9ª Oficina de Audiovisal do NUPEPA/ImaRgens - USP, UFRGS, NOVA de Lisboa

Estão abertas as inscrições para a OFICINA DE AUDIOVISUAL DO NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS/NAVISUAL

(Segundas, terças e quintas das 16h Brasil / 20h Portugal Continental – 64h de duração - via Zoom ou similar)


Oficina realizada em parceria com o INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO DA NOVA da FCSH / Universidade Nova de Lisboa e com o LAPS – LABORATÓRIO DE PESQUISA SOCIAL da FFLCH / Universidade de São Paulo e NAVISUAL - Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS

A Oficina de Cinema Digital para pesquisadores e alunos da USP, da NOVA, da UFRGS e de outras entidades e públicos interessados tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital. A oficina tem por objetivo apresentar conceitos e exercícios que facilitem o trabalho de alunos/pesquisadores da área das humanidades, da comunicação e de outras áreas de conhecimento nas etapas de planejamento, organização, execução/captação e finalização de seus materiais audiovisuais.


A Oficina é indicada àquelas pessoas que desejam conciliar seus objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de material audiovisual utilizando-se desde equipamentos portáteis dos mais simples, como câmeras de telefones celulares / telemóveis e câmeras portáteis até equipamentos intermediários e avançados de foto e vídeo como as câmeras DSLRs (digital single-lens reflex) bastante populares hoje em dia.


A nona edição da oficina será realizada virtualmente pela plataforma Zoom. O primeiro encontro será realizado no dia 29/08 às 16h no horário do Brasil / 20h no horário de Portugal continental. Serão sete semanas de encontros de duas horas às segundas, terças e quintas-feiras. A cada dia serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. Sendo eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro/Guionismo, Direção/Realização, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A oficina não visa formar profissionais para cada uma destas funções e áreas de conhecimento do audiovisual, mas sim proporcionar experiência em cada uma delas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer e colocar em prática este conhecimento em suas atividades de campo.


Foto de parte da equipe da 8a Oficina de Audiovisual (2021)
Foto de parte da equipe da 8a Oficina de Audiovisual (2021)

Os encontros são organizados de modo que sejam realizadas apresentações de conteúdo teórico e prático e serão feitos exercícios em grupo (virtuais) e individuais com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante a oficina. Aos participantes serão apresentados exercícios e questionários que terão por objetivo aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisa na área de audiovisual. O curso livre de cinema digital inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital. O material inclui diagramas, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante os encontros além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. Além disso, serão utilizados materiais disponíveis no ambiente Web. Recomenda-se que cada participante recolha e armazene o material produzido na oficina ao longo dos encontros e que disponha de uma câmera ou celular (ao menos 2 por grupo, em especial a partir da terceira semana de encontros) que permita exercitar atividades práticas de gravação de material audiovisual.


Durante todo o período da Oficina os participantes realizarão atividades em grupo com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. Serão avaliadas inscrições de pessoas e grupos. As vagas são limitadas. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual.


Os encontros terão início às 16h (BR) / 20h (PT) por meio da plataforma digital - link a ser enviado aos inscritos.


Datas importantes:

- 01/08/2022 - início das inscrições

- 15/08/2022 - início do envio do primeiro lote de confirmação de inscrições

- 21/08/2022 - fim da etapa de inscrições por ordem de chegada (ou até as vagas para este fim serem preenchidas)

- 26/08/2022 - envio do link para acesso ao ambiente ZOOM (ou ambiente alternativo) e orientações gerais da oficina

- 29/08/2022 - início das atividades teóricas e exercícios da oficina

- 20/09/2022 - início das atividades práticas/trabalhos em grupo para feitura dos filmes (trabalho final)

- 06/10/2022 - data limite para entrega dos projetos/filmes feitos em grupo para publicação nos canais do NUPEPA e instituições parceiras - NOVA, USP e UFRGS.

- 10/10 e 11/10 de 2022 - Conclusão da oficina e mostra dos filmes produzidos na 9ª edição da Oficina do NUPEPA/ImaRgens



LINK PARA INSCRIÇÃO PARA A 9ª EDIÇÃO DA OFICINA DE AUDIOVISUAL DO LAPS/IMARGENS/NUPEPA/ICNOVA/NAVISUAL:

https://tinyurl.com/imargens-9

(disponível a partir de 01/08/2022 até 21/08/2022 ou enquanto houver vagas disponíveis)


QR FORMULÁRIO

Sejam tod(a/o)s muito bem vind(a/o)s!

Equipe ImaRgens/NUPEPA (Vinculado ao LAPS/USP, NAVISUAL/UFRGS e NOVA/FCSH)

Professores Responsáveis:


Profa. Dra. Carla Baptista (ICNOVA/NOVA)

Prof. Dr. Álvaro Comin (LAPS/USP)


Professores Supervisores/Observadores:

Profa. Dra. Cornélia Eckert (NAVISUAL/UFRGS)

Profa. Dra. Rumi Kubo (NAVISUAL/UFRGS)

Coordenação Geral: Allan Ferreira

(Doutorando do DCC da NOVA-FCSH, Coord. do NUPEPA/ImaRgens e pesquisador associado do LAPS) Ana Carolina Trevisan

(Doutoranda do DCC da NOVA-FCSH, membro do GPSECC e Coord. do NUPEPA/ImaRgens)


Coordenação Brasil: Marcus Repa

(Doutorando do DS da Universidade de São Paulo e pesquisador associado do LAPS)


Instituições Realizadoras:

Cronograma da Oficina:


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square