top of page

Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) de Alunos do EMEF Rodrigues Alves trata do tema do Racismo atrav

Os estudantes do 9º período do ensino fundamental Fernando de Lima Pacheco, Gabriel Candido da Silva, Guilherme Jordão dos Reis, Guimel Paranhos de Lima e Silva e Nelson Alves Levada Neto realizaram o Trabalho Colaborativo Autoral orientados pelos professores Cláudia Regia Dias Branco Garcia e Eduardo Cesar Silveira. No sábado dia 25 de Novembro apresentaram seu documentário curta-metragem para a comunidade de pais, alunos, professores e convidados da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves que fica no bairro Parada Inglesa na zona norte de São Paulo.


O filme "T.C.A. 2017 'DIGA NÃO AO RACISMO'" que os estudantes produziram têm duração de aproximadamente quinze minutos e apresenta aspectos históricos sobre o tema do racismo, bem como questões resultantes da pesquisa que realizaram para o projeto de conclusão de curso. O material inclui entrevistas com colegas e professores, apresentação de dados estatísticos e imagens que ajudam a compreender aspectos cotidianos ligados à desigualdade de oportunidades enfrentada pela população negra no Brasil.


foto: profa. Cláudia Garcia


Os jovens cineastas apresentam o conteúdo através de uma linguagem dinâmica e informal que é bastante utilizada nas mídias sociais: "nos inspiramos em canais do YouTube que apresentam conteúdos diversos" informou um dos estudantes numa das visitas que fizeram ao Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) da Universidade de São Paulo no mês de outubro de 2017 durante a execução do projeto. Na primeira visita que fizeram ao Departamento de Sociologia os alunos coletaram entrevistas com estudantes da USP que informaram vivenciar situação de racismo com frequência na universidade.


O Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual (NUPEPA/ImaRgens) do Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) teve a honra de participar deste projeto que teve início através do contato da professora Cláudia Garcia após conhecer a iniciativa das oficinas em audiovisual do NUPEPA/ImaRgens. Foram realizados dois encontros com os alunos e professores com o objetivo de compreender bem a proposta destes para a realização do TCA e apresentar técnicas de pesquisa e captação para o formato audiovisual, bem como técnicas de produção, direção, edição e montagem. Todo o projeto foi concebido e conduzido pelos alunos com o apoio dos orientadores Profs. Cláudia e Eduardo. O NUPEPA participou apresentando aos jovens documentaristas técnicas e práticas de produção audiovisual. Ana Carolina Trevisan, participante e membro do conselho do NUPEPA/ImaRgens, relatou:


"em uma fração do tempo da oficina regular que realizamos para alunos da USP e membros da comunidade [oficina de audiovisual] os alunos da EMEF Rodrigues Alves absorveram conhecimentos sobre a produção audiovisual e colocaram em prática técnicas e recursos que foram muito além do que tivemos a oportunidade de apresentar em somente dois encontros"


O NUPEPA esteve presente na apresentação do TCA dos alunos Fernando, Gabriel, Guilherme, Guimel e Nelson e pôde observar o impacto do trabalho dos alunos na comunidade de alunos, pais e professores que se emocionaram com o resultado do trabalho que toca em uma temática tão importante e necessária quanto a do racismo. O filme, que pode ser acessado na janela mais abaixo, apresenta pontos de vista de alunos e professores a respeito de questões como a política de cotas para estudantes e profissionais negros e abre espaço para pontos de vista e opiniões diversos.


O NUPEPA/ImaRgens espera que projetos como este se tornem cada vez mais viáveis e frequentes entre professores, pesquisadores e alunos de todas as idades e se prepara para realizar novas edições de oficinas de audiovisual em 2018.


T.C.A. 2017 "DIGA NÃO AO RACISMO" (Alunos do 9º ano da EMEF Rodrigues Alves, SP, SP, 2017 - 14 min. 26 seg.)











Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page