Ao final de 2015 um grupo de alunos (Allan Ferreira, Ana Carolina Trevisan e Daniel Cunha) apresentaram ao Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) do Departamento de Sociologia (DS), coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro Comin, a proposta de realização de oficinas de audiovisual para alunos da graduação e pós-graduação da USP, mas não limitadas a este público, de modo a colaborar também para a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade de modo mais amplo integrando assim, de fato, atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

A ideia foi acolhida e passou a fazer parte das atividades do ImaRgens e do LAPS. O quadro de agentes do ImaRgens é composto por professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação e por membros da comunidade externa à universidade que vislumbraram possibilidades de colaborar com seus conhecimentos, experiências e vontade de atuar na produção de conhecimento e cultura através da linguagem do audiovisual.

 

Em seu primeiro ano de existência o ImaRgens concorreu e foi contemplado por um edital de financiamento de pesquisa (Edital Santander Grandes Temas com valor de 10 mil reais) que disponibilizou verba para a aquisição de equipamentos de edição de vídeo e bolsas para criação e manutenção de um website para hospedagem de conteúdo informativo e para a publicação de materiais produzidos a partir de suas atividades.

 

Outra etapa importante para a constituição do ImaRgens foi a parceria firmada, ainda no início de 2016, entre o Departamento de Sociologia (DS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicação e Artes (ECA). Atualmente o ImaRgens está em processo de avaliação em diferentes oportunidades de financiamento incluindo o programa “Aprender na Comunidade” e em fase de preparação para se converter em um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) nos moldes de núcleos já consolidados como o Núcleo de Estudos da Violência (NEV).

 

O ImaRgens gestou, desde então, diferentes núcleos, dentre eles: o MidiaSon – grupo de estudos e produção em mídia sonora coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Vicente do CTR/ECA; Urbanidades – podcast de boletins relacionados a estudos sobre o Brasil urbano coordenado pela Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros; A Voz do Mundo – núcleo de produção e formação de acervo material sobre ciências políticas e relações internacionais (IRI-USP) conduzido pelo Prof. Dr. Álvaro Augusto Comin e alunos daquele departamento; e o NUPEPA – Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual,  núcleo responsável pela realização das oficinas de audiovisual que são objeto do presente estudo e que vêm sendo realizadas desde 2016 sob a coordenação dos discentes proponentes sob a supervisão do Prof. Dr. Álvaro Comin na Universidade de São Paulo.

Sobre o Imargens

© 2017 - ImaRgens USP