top of page

CONVITE PARA A OFICINA ESPECIAL DE AUDIOVISUAL IVSD/NUPEPA-IMARGENS (OESD)

IVSD / LAPS – LABORATÓRIO DE PESQUISA SOCIAL / IMARGENS / NUPEPA em Parceria com a ECA/CTR Esta edição da Oficina Especial de Audiovisual realizada em parceria com a organização do IV Seminário Discente (OESD) é indicada para pesquisadores e alunos da USP, de outras entidades e da comunidade externa e tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital no contexto das atividades discentes. A oficina visa apresentar conceitos e exercícios que facilitem o trabalho do aluno/pesquisador na realização de planejamento, organização, execução/captação e finalização de seus materiais audiovisuais e, nesta edição, propõe a realização de projetos relacionados às atividades discentes. Pode participar qualquer pessoa com 16 anos ou mais da USP ou comunidade externa.


A OESD será realizada no prédio das Sociais e poderá ter atividades realizadas no Prédio do CTR/ECA na USP/Butantã sendo que o primeiro encontro será realizado no prédio das Sociais que fica na Prof. Luciano Gualberto, 315 (a sala 118 será o ponto de encontro) – entre os dias 7 e 31 de Agosto. Serão quatro semanas de encontros sendo que os encontros das duas primeiras semanas ocorrerão às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h45. A cada noite serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. São eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A terceira semana – de 20 a 23 + 24 de Agosto, que coincide com as atividades do IV Seminário Discente, será dedicada ao trabalho de captação de imagens e sons (filmagens) dos projetos idealizados pel(a/o)s participantes. Os horários e dias de atividade desta terceira semana serão definidos pelos próprios grupos de participantes. A quarta e última semana de atividades da oficina que ocorrerá entre 27 e 31 de Agosto será dedicada ao trabalho de edição dos filmes produzidos pel(a/o)s participantes e poderá ser realizada nas dependências da FFLCH ou da ECA (em definição). Os dias e horários serão definidos em conjunto com os participantes da OESD, mas as terças e quintas-feiras (das 19h30 às 22h45) haverá monitoria para auxiliar os grupos de participantes na edição de seus filmes. Durante a semana de atividades do IV Seminário Discente, na terça e na quarta feira (dias 21 e 22 de Agosto) das 17h às 19h, será realizada a mostra de filmes que foram inscritos até Junho de 2018 e que foram produzidos inclusive por participantes de outras edições de oficinas do NUPEPA/ImaRgens. Na quinta-feira (dia 23 de Agosto) teremos a apresentação do júri especial que terá avaliado os filmes previamente inscritos. Tod(a/o)s estão convidad(a/o)s a acompanhar esta mostra inédita. No dia 31 de agosto serão feitas as publicações dos filmes produzidos na OESD nos portais do ImaRgens e do IVSD.

Programa da oficina:

Recomendamos aos participantes a acompanharem a agenda de atividades do IV Seminário Discente de modo a observarem quais apresentações, atividades ou temas propostos pelo IVSD e demais atividades discentes irão inspirar suas atividades práticas de filmagens. O site do IVSD é o: fflch.usp.br/ppgs-ivsd As aulas são compostas por apresentações de conteúdo teórico e prático e serão feitos exercícios em grupo e individuais com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante o curso. Aos participantes serão apresentados exercícios e questionários que terão por objetivo aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisa na área de audiovisual. O curso livre de cinema digital da OESD inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital. O material inclui diagramas, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante as aulas além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. Além disso, serão utilizados materiais disponíveis no ambiente Web. Recomenda-se que cada participante traga consigo uma pasta ou fichário para armazenar o material produzido na oficina e uma câmera ou celular (ao menos 2 por grupo, em especial a partir da segunda semana) que permita exercitar atividades práticas de gravação de material audiovisual. Durante todo o período da Oficina (o/a)s participantes realizarão atividades em grupo com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. Serão avaliadas inscrições de pessoas e grupos. As vagas são limitadas. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual dentro do contexto das atividades discentes. Os encontros terão início às 19h30 do dia 7 de Agosto de 2018. LINK PARA INSCRIÇÃO PARA A EDIÇÃO ESPECIAL DA OFICINA DE AUDIOVISUAL DO LAPS/IMARGENS/NUPEPA E IVSD: https://goo.gl/forms/Ythao8kRqDhi1gsG2 Sejam tod(a/o)s muito bem vind(a/o)s! Mais informações no site do ImaRgens: usp.br/imargens Equipe ImaRgens/NUPEPA em parceria com a organização do IVSD

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page