top of page

IDENTIDADE E MEMÓRIA: Sinopses dos Filmes do 2º Dia da Mostra do Festival NUPEPA/ImaRgens

No dia 22 de Agosto das 14h às 17h ocorre o 2º dia da Mostra do Festival do NUPEPA/ImaRgens no contexto do 5º Seminário Discente. A segunda parte da mostra, neste dia, é dedicada a flmes que apresentam questões ligadas a trajetórias de vida, às identidades e à memória de pessoas que, por meio de suas experiências, ajudam a compreendermos melhor o mundo e a sociedade. A organização da mostra receberá o público e os realizadores na sala 118 do prédio das Sociais (FFLCH/USP-Butantã). Conheça um pouco mais os filmes que serão exibidos no segundo dia da mostra dedicado ao tema "Identidade e Memória":

 

Carta para o meu pai Uma filha registra imagens do cotidiano que se relacionam com a perda de seu pai:

Eu Sou Caos e tranquilidade. Material e espiritual. Felinto transcende estes universos ao propor, através da música, a introspecção pela beleza das frequências sonoras. Neste filme, realizado por Renato Albuquerque de Oliveira, vemos as ideias de Felinto a respeito de como a agência da música pode influenciar estados psíquicos e espirituais do ser humano, como forma de contraposição ao ritmo caótico de São Paulo. A música, como sugere esse performer, seria algo como um rio que flui em direção contrária ao rio que é o ethos da cidade onde vive, funcionando como uma ferramenta terapêutica contra a ansiedade gerada pelo modo de vida que aí se desenrola:

Identidade Entrevista com pessoas negras e indígenas relatando o caminho pela busca de suas identidades:

Imagens e memórias: o cinema no Vale do Mamanguape-PB Durante dois anos de pesquisa sai em busca de histórias que relatassem a época dos antigos cinemas da região, apesar dos anos que se passaram, ainda é viva no imaginário local e bem rememorada à época de “ouro” do vale. O filme aborda as memórias coletivas relacionadas ao cinema no vale do Mamanguape-PB. Especificamente, se trabalhou com dois cinemas específicos da região, o Cine Teatro Eldorado e Cine Teatro Orion, respectivamente localizados nas cidades de Mamanguape-PB e Rio Tinto-PB. Partindo do cinema direto e da antropologia compartilhada, o curta apresenta diversos personagens relatando suas experiências e vivências dentro das salas de cinema na região:

Mona Na barraca de Ágatha, as “monas” buscam sexo, crack e um ouvido atento. Elas se relacionam com a cidade de modo único, performam para a câmera. Mas a instabilidade de uma vida à margem coloca em risco a esquina que servia de casa:

Mulheres do Rosário Narrativa das mulheres que compõem a Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, localizado no centro de São Paulo/SP. Discorrem sobre suas atividades e suas memórias dentro espaço da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e da própria Irmandade, que conta com mais de 300 anos de existência, verdadeiro ponto de resistência negra em diversos contextos da história do país e da cidade de São Paulo:

Transcriar O documentário retrata um pouco da história da artivista Renata Peron, Uma mulher trans que, assim como muitas outras, Tem de lidar constantemente com a negação de sua identidade e com violências resultantes disso; Apesar de tudo, Renata consegue, atráves de sua arte, cursar o seu caminho:

Violino Mudo Maria Julia é uma imigrante portuguesa octogenária, por meio de sua narrativa ela traça sentidos e comportamentos históricos que para muitos já moram na memória de seus avôs e avós. Por conta de um trauma de sua infância, Maria Julia passou por um processo que a prenderia ainda mais em seu próprio entendimento de realidade:

 

Saiba mais sobre o 2º Festival e Mostra de Audiovisual na página principal do site: http://usp.br/imargens O Festival ocorre entre os dias 21 e 23 de agosto. Dias 21 e 22 às 14h ocorre a mostra dos filmes e sequências fotográficas. No dia 23 de agosto ocorre a premiação definida pelo júri especial e pelo público. O evento ocorrerá na sala 118 do prédio das Sociais na FFLCH-USP/Butantã.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page