top of page

Conferência de encerramento do projeto Narrativas Digitais e Inteligência Artificial: Análise Comparativa de Conteúdos Audiovisuais e Transparência na Categorização Algorítmica - 20 de janeiro de 2026

  • Foto do escritor: Ana Carolina Trevisan Camilo
    Ana Carolina Trevisan Camilo
  • há 20 horas
  • 4 min de leitura

Uma das preocupações centrais do projeto DNAI é afirmar o direito à transparência dos processos de categorização algorítmica e à autodeterminação das identidades de autores e das suas obras nas plataformas digitais. As análises dos próprios filmes, cedidas de forma voluntária e generosa pelos autores participantes das oficinas do NUPEPA, foram tratadas de modo anonimizado e agregado, com o objetivo de compreender como definem e atribuem significado às suas obras.

Essas interpretações foram comparadas com as de colegas das mesmas oficinas, de analistas independentes e de ferramentas de inteligência artificial para testar variações e padrões de intepretação. Esse procedimento permitiu analisar em que medida os sistemas de IA se aproximam ou distorcem as interpretações humanas, especialmente as dos próprios autores, e como isso afeta a classificação, a circulação e a visibilidade dos conteúdos audiovisuais nas plataformas digitais, muitas vezes sem que os autores saibam como as suas obras são categorizadas ou a que públicos são recomendadas.

Ao trazer essa questão para o projeto contribui para um debate sobre as meta-identidades, bem como sobre autoria, identidade e justiça algorítmica, reforçando a importância de que criadores de conteúdo e público em geral tenham maior compreensão e capacidade de intervenção sobre a forma como as plataformas moldam o sentido, o alcance e o valor social das suas produções.

A conferência de encerramento do projeto de pesquisa “Narrativas Digitais e Inteligência Artificial: Análise Comparativa de Conteúdos Audiovisuais e Transparência na Categorização Algorítmica” acontece no dia 20 de janiero de 2026 em formato híbrido: participação presencial na sala A101 da Torre A, campus da Avenida de Berna (26 C), e participação online pelo link:


A conferência tem como objetivo apresentar os resultados da investigação e promover um debate crítico sobre os impactos da inteligência artificial nos processos de categorização, interpretação e circulação de conteúdos audiovisuais nas plataformas digitais. A iniciativa reúne a equipa de investigação e convidados externos, criando um espaço de diálogo interdisciplinar entre comunicação, ciências sociais, ciência de dados e estudos algorítmicos.

O keynote speaker convidado é José Manuel Colmenar, Diretor da Escola Técnica Superior de Engenharia Informática da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e coordenador do grupo de investigação GRAFO – Group for Research in Algorithms for Optimization, que vai comentar os resultados do projeto na perspetiva dos desafios contemporâneos da transparência algorítmica e responsabilidade dos sistemas de IA, bem como discutir os principais resultados do projeto DNAI.

O projeto DNAI é coordenado por Carla Baptista (NOVA FCSH/ICNOVA) e contou com a participação de uma equipa internacional e interdisciplinar composta por Allan Ferreira (doutorando ICNOVA), Ana Carolina Trevisan (doutoranda IFILNOVA), Rubén Ramos Antón (Universidad de Castilla-La Mancha) e Álvaro Comin (Universidade de São Paulo).


Oradores:

José Manuel Colmenar é Diretor da Escola Técnica Superior de Engenharia Informática da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e coordenador do grupo de investigação GRAFO – Group for Research in Algorithms for Optimization.  A sua principal área de investigação é a aplicação de algoritmos heurísticos, metaheurísticos e bioinspirados a problemas de otimização, tanto reais como teóricos.


Carla Maria Baptista é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e investigadora do ICNOVA. Suas áreas de investigação incluem estudos de jornalismo, história dos média, média e género, média e cultura, e comunicação política digital. 


Allan Herison Ferreira é doutorando em Ciências da Comunicação na NOVA de Lisboa e investigador do ICNOVA, com uma formação interdisciplinar que combina sociologia, análise de dados e estudos de media. É coordenador do eixo audiovisual no Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) da Universidade de São Paulo (Brasil). Sua principal área de investigação incide sobre produção e interpretação audiovisual, classificação algorítmica, meta-identidade e plataformas digitais mediadas por inteligência artificial. Integra a Red Internacional 3Ps: Polarization, Populism and Post-Truth (UCM, Espanha).


Ana Carolina Trevisan é doutoranda em Ciências da Comunicação na NOVA de Lisboa e investigadora do IFILNOVA. A sua principal área de investigação é a comunicação política nas redes sociais, com enfoque na análise argumentativa e na sociologia política. É membro do Laboratório de Pesquisa Social (LAPS, USP, Brasil) e da Red Internacional 3Ps: Polarization, Populism and Post-Truth (UCM, Espanha). 


Rubén Ramos-Antón é Professor Titular na Faculdade de Comunicação da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e membro do grupo de investigação SPEC (Seminario Permanente de Estudios Contemporáneos). A sua principal área de investigação centra-se nas tecnologias digitais, jornalismo e jovens, e no uso das tecnologias da informação na disseminação do discurso de ódio.


Álvaro Comin é Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, onde lecciona desde 1999. A sua principal área de investigação situa-se na sociologia do desenvolvimento, com enfoque nos impactos da inteligência artificial, nos mercados de trabalho, nas políticas sociais e na educação.


«Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/5021/2025 e Refª  2024.07707.IACDC».


Programa

20 de janeiro, sala A101 (Torre A da NOVA FCSH, Avenida de Berna 26-C)


10h (Lisboa) | 7h (Brasil)

Abertura com o Keynote speaker: José Manuel Colmenar

A questão da regulação da transparência da programação algorítmica e discussão sobre os resultados do projeto DNAI 


10h45 (Lisboa) | 7h45 (Brasil)

Ana Carolina Trevisan

Apresentação dos principais resultados do projeto DNAI. 


11h10 (Lisboa) | 8h10 (Brasil)

Allan Herison Ferreira

Meta-identidades e narrativas digitais. 


11h40  (Lisboa) | 8h40 (Brasil)

Carla Baptista

O imperativo social da regulação dos algoritmos: proposta de reflexão a partir dos resultados do projeto DNAI


12h00  (Lisboa) | 9h (Brasil)

Rubén  Ramos Antón

A criatividade e a contradição humano versus máquina.


12h30 (Lisboa) | 9h30 (Brasil)

Álvaro Comin

A propósito das noções de Identidade, reputação e autoria em atividades criativas, em face dos avanços da IA generativa


13h (Lisboa) | 10h (Brasil)

Debate com os participantes e encerramento


Para saber mais, consulte o resumo com os principais resultados do Projeto DNAI





Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/5021/2025 e Refª  2024.07707.IACDC.


 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 - ImaRgens USP - Desenvolvido por LAPS/CTR

bottom of page