Filmes documentários do 3º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS

Conheça aqui os filmes da categoria "recortes documentais" selecionados para o 3º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS (os materiais são listados abaixo de acordo com a indicação de categoria pelos seus autores e em ordem de inscrição).


O público pode se inscrever previamente para votar no material de preferência por meio deste link: https://tinyurl.com/festivalnupepa3


Esta edição do festival conta com 8 filmes na categoria recortes documentais.


A data de exibição dos materiais está prevista para dia 12/Novembro a partir das 17h45(Br)/20h45(Pt):

Mostra/exibição: "recortes documentais":


Mulheres: a pandemia que só elas vivem

Jornada tripla: trabalho, casa e filhos. Resultado de uma estrutura social. Se no dia a dia comum as mulheres são sobrecarregadas de responsabilidades e tarefas, no decurso de uma crise sanitária as coisas podem se tornar mais complicadas.

Este filme apresenta o perfil de três mulheres em suas batalhas diárias para manterem seus filhos e a si mesmas, em plena pandemia de Covid-19.

Mulheres, pandemia, gênero


LOSS

Trazemos a biografia de dois artistas urbanos em Porto Alegre, RS, Brasil. Ambos compartilham suas trajetórias e narram suas inspirações imaginárias para a equipe do Navisual (PPGAS/IFCH/UFRGS). As experiências etnográficas foram desenvolvidas na Oficina de produção de vídeos (2018) tendo por tema a construção de etnobiografias e por referências as obras dos antropólogos cineastas Jorge Préloran, Jean Rouch e Jean Arlaud.

Arte urbana, etnobiografia, antropologia visual


A morte

Em um distante país tropical morreu um líder. Esse falso documentário distópico conta como uma sociedade inteira teve que se enquadrar em um projeto de poder fascista que se opunha à ciência, à educação, às artes e à liberdade de expressão. E como esse povo irá lidar com a liberdade recém conquistada.

Falso documentário, filme de arquivo, político


O Museu da Dona Violante

Mini doc que surgiu durante as filmagens de PANO DA TERRA. Na aldeia de Barradas, na cúspide entre o Alentejo e o Algarve, passámos a tarde a conhecer o pequeno museu de artesanato tradicional da Dona Violante Candeias e do seu marido Fernando Candeias.

Documentário, memória, desertificação


Feliz aniversário de papel

Luccas está fazendo aniversário e estando no meio de uma pandemia, não poderá fazer uma festa. Com isso, ele decide usar sua imaginação para criar a festa que ele gostaria de ter.

Isolamento, desenho, imaginação


aCasa

Um mergulho na alma como se esta fosse formada por cômodos de uma casa. Este é o argumento do curta-metragem “Acasa”.

O trabalho retrata residências de Brasil e Portugal,

e nasceu do interesse dos integrantes do grupo em realizar um filme poético, no qual a arte está no âmago do projeto. A ideia inicial de retratar a vida de artistas durante a pandemia e o processo democrático e sem definição exata de atribuição de funções fizeram do filme uma obra aberta, no qual música, poesia e imagem proporcionam uma fruição estética poética.

Alma, casa, poesia


Pontas Soltas

Bahia, Bolívia, Coreia, São Paulo: histórias de vidas que se encontram e se contam em um salão de cabeleireiro numa manhã no Bom Retiro.

Imigração, trabalho, cidade


Um ouvido no fone outro na cidade

Fazer entregas por aplicativos faz parte da realidade de muitos/as brasileiros/as, inclusive para brasileiros/as que vivem em países estrangeiros. O filme, por sua vez, aborda a vida dos/as riders brasileiros que moram em Dublin. Em conversas informais com esses/as entregadores/as, eles/as relatam ao entrevistador como músicas, podcasts e os sons da cidade tanto amenizam, quanto viabilizam seu dia a dia de trabalho.

Entregadores, audição, cidade


Saudamos e agradecemos (a/o)s participantes desta edição do festival e mostra de audiovisual do NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS e convidamos a tod(a/o)s para inscreverem-se como público votante para o festival por meio deste link: https://tinyurl.com/festivalnupepa3

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 - ImaRgens USP - Desenvolvido por LAPS/CTR