5ª OFICINA INTRODUTÓRIA DE AUDIOVISUAL - CINEMA DIGITAL

A Oficina de Cinema Digital para pesquisadores e alunos da USP e outras entidades tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital. A oficina tem por objetivo apresentar conceitos e exercícios que facilitem o trabalho do aluno/pesquisador na realização de planejamento, organização, execução/captação e finalização de seus materiais audiovisuais.

A Oficina é indicada para todos aqueles que desejam conciliar seus objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de material audiovisual utilizando-se desde equipamentos portáteis dos mais simples, como câmeras de telefones celulares e câmeras portáteis até equipamentos intermediários e avançados de foto e vídeo como as câmeras DSLRs (digital single-lens reflex) bastante populares hoje em dia.

A quinta edição da oficina será realizada no Prédio das Sociais e no Prédio do CTR/ECA na USP/Butantã sendo que o primeiro encontro será realizado no prédio da sociais que fica na Prof. Luciano Gualberto, 315 (a sala 118 será o ponto de encontro) – entre os dias 29/1/18 e 09/02/18. Serão duas semanas de encontros em período integral de segundas a sexta das 9h15 às 17h30. A cada dia serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. São eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro, Direção, Direção de Personagens, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A oficina não visa formar profissionais para cada uma destas funções e áreas de conhecimento do audiovisual, mas sim proporcionar experiência em cada uma das áreas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer mais sobre elas de modo que possam sozinhos ou em equipe colocar em prática este conhecimento em suas atividades de campo.

As aulas são compostas por apresentações de conteúdo teórico e prático e serão feitos exercícios em grupo e individuais com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante o curso. Aos participantes serão apresentados exercícios e questionários que terão por objetivo aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisa na área de audiovisual. O curso livre de cinema digital inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital. O material inclui diagramas, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante as aulas além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. Além disso, serão utilizados materiais disponíveis no ambiente Web. (Recomenda-se que cada participante traga consigo uma pasta ou fichário para armazenar o material produzido na oficina e uma câmera ou celular (ao menos 2 por grupo, em especial a partir da segunda semana) que permita exercitar atividades práticas de gravação de material audiovisual.

Durante todo o período da Oficina os participantes realizarão atividades em grupo com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. Serão avaliadas inscrições de pessoas e grupos. As vagas são limitadas. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual.

Os encontros terão início às 9h15 do dia 29 de Janeiro de 2018.

LINK PARA INSCRIÇÃO PARA A 5ª EDIÇÃO DA OFICINA DE AUDIOVISUAL DO LAPS/IMARGENS/NUPEPA:

https://goo.gl/forms/l4IrqnOeTP03xRwo2

PROGRAMA

CONVITE

CALENDÁRIO

© 2017 - ImaRgens USP