top of page

Conheça os Membros do Júri Especial do 8º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA - a premiação ocorre dia 18/11 (ter) 18h em formato híbrido

  • Foto do escritor: Ana Carolina Trevisan Camilo
    Ana Carolina Trevisan Camilo
  • há 13 horas
  • 6 min de leitura

A 8ª Edição do Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA/LAPS celebra mais uma vez a força criativa e reflexiva das produções audiovisuais que dialogam com as Ciências Sociais e as Humanidades. Com exibição híbrida — online e presencial no auditório 118 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH/USP — o evento reúne realizador(a/e)s de diferentes regiões e formações, ampliando o espaço de encontro entre a arte, a pesquisa e a experimentação. As obras apresentadas transitam entre linguagens diversas, como curtas-metragens de ficção, documentários, animações, ensaios e experimentações visuais, produções com inteligência artificial ou híbridas, e sequências fotográficas, refletindo sobre temas contemporâneos como identidade, memória, meio ambiente, ancestralidade, tecnologia, território, gênero e resistência cultural.


O Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens reconhece a diversidade de olhares e linguagens por meio de uma premiação em duas dimensões complementares. O Prêmio do Júri é concedido por uma comissão formada por pesquisador(a/e)s, artistas e profissionais do audiovisual, que avaliam critérios técnicos, estéticos e conceituais de cada obra. Este ano o Júri Especial é Formado pelos Professores/Pesquisadores/Cineastas: Alessandro Campos, Fernanda Chemale, Hermes Veras, Luiz Antonio do Nascimento e Mila Lo Bianco.


Link do YouTube para a premiação que ocorre dia 18/11 às 18h (BR):


ree

Nosso agradecimento especial aos menbros do Júri Especial desta 8ª Edição do Festival do NUPEPA.

ree

Alessandro Ricardo Campos

Sociólogo, antropólogo, produtor e realizador audiovisual. Doutor em Antropologia pelo PPGSA/UFPA, é mestre pelo mesmo Programa. Diretor Executivo da Pupunha Produções, Coordenador Adjunto do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem-VISAGEM/UFPA, membro da coordenação geral do Encontro de Antropologia Visual da Amazônica, diretor do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Pará e do Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia, Associado Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia - ABA e do Grupo de Estudos sobre População Indígena – GEPI. Nossos agradecimentos ao ilustríssimo Júri que irá avaliar o conjunto muito especial de filmes e sequências fotográficas desta sétima edição da Mostra e Festival do NUPEPA/ImaRgens e que irá atribuir prêmios como: Melhor Roteiro e Narrativa, Melhor Técnica de Filmagem, Melhor Edição e Finalização, Melhor Filme, Contribuição para o Debate nas Humanidades, Contribuição para o Debate Sociológico, Melhor Sequência Fotográfica.

ree

Fernanda Chemale

Fotógrafa independente e artista visual com atuação desde o final dos anos 1980. Graduada em Comunicação Social pela FAMECOS/PUC-RS, é autora dos livros Tempo de Rock e Luz, ElefanteCidadeSerpente e Desor-dem. Sua pesquisa artística parte do cotidiano e da natureza, explorando as fronteiras entre realidade e ficção por meio da fotografia, da música e da memória. Desenvolve projetos autorais e documentais com enfoque estético, antropológico e poético. Coordenou oficinas de fotografia no Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e tem obras em coleções públicas e privadas, como Pirelli/MASP, Coleção Joaquim Paiva/MAM-Rio, MAC-RS, Pinacoteca Aldo Locatelli e Museu do Homem do Nordeste. Realizou exposições no Brasil e no exterior, em países como Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Japão e Suíça. Também atua no audiovisual, com direção e produção de filmes, videoclipes e documentários exibidos em festivais. Sua obra dialoga com o Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS e o projeto Nordestes Emergentes da Fundação Joaquim Nabuco. Vive e trabalha em Porto Alegre.

ree

Hermes de Sousa Veras

Antropólogo, escritor e professor, com trajetória acadêmica e intelectual marcada pela diversidade geográfica e temática. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, tem atuado em diferentes regiões do país, incluindo Belém, Porto Alegre, Teresina e Fortaleza. Atualmente é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará, além de estar como professor formador da Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal do Piauí. Sua produção intelectual transita entre a etnografia, a teoria antropológica e a antropologia da religião, com especial interesse pelas religiões de matrizes africanas e indígenas na Amazônia, pela encantaria e pelas relações étnico-raciais. É pesquisador em laboratórios e grupos de antropologia dedicados à religião, arte e sociedade, e autor de obras que unem rigor etnográfico e sensibilidade literária, explorando espiritualidade, corpo e experiência na antropologia contemporânea..


ree

Luiz Antonio do Nascimento

Ator, autor e professor de interpretação para a televisão, com uma trajetória reconhecida no teatro, no cinema e em produções da teledramaturgia brasileira. Iniciou sua carreira artística ainda na infância, aos seis anos, quando trocou os campos de futebol pelas câmeras, descobrindo a vocação para a arte de interpretar. Desde cedo, participou de cursos e formações voltados à atuação, incluindo quatro anos de teatro no Tablado e aulas com profissionais de destaque na preparação de elenco e direção de atores. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como um artista versátil, transitando entre o drama e o humor, com papéis que marcaram diferentes gerações de espectadores. É autor do livro É Proibido Brincar, em que reflete sobre o universo infantil e a importância da imaginação, levando sua experiência como ator para o campo literário. Além de seu trabalho como intérprete e autor, dedica-se à docência, atuando como professor de interpretação para TV e desenvolvendo projetos que estimulam jovens talentos a acreditarem no poder transformador da arte e da educação.

ree

Mila Lo Bianco

Atua como pesquisadora audiovisual em projetos documentais e de ficção, programas de variedades e branded contents. Já trabalhou com diversos tipos de pesquisa (imagem, personagem, campo e conteúdo) com produtoras como Porta dos Fundos, Floresta, Maria Farinha Filmes, TvZero, Hungry Man, Morena Filmes, RT Features, Cinegroup, Amana Cine, entre outros. Também atuou em projetos de memória e preservação do documentário (CPDOC/FGV) e da videoarte (Ostrovsky Family Fund/Videobrasil). Foi pesquisadora por duas temporadas do programa "Que História é Essa, Porchat?" e do especial de fim de ano "Alma de Cozinheira", com Paola Carosella, ambos para o GNT. Foi curadora do concurso de roteiro de pilotos de séries de ficção do X e XI FRAPA. Por anos, trabalhou com pesquisa em arquivos e projetos de História Oral no CPDOC, onde também supervisionou o Núcleo de Audiovisual e Documentário. Atualmente, integra o Conselho Diretor da associação PAVIC - Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo. É formada em Ciências Sociais, pós-graduada em Cinema Documentário (CPDOC/FGV) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).


Você também pode votar e decidir o Prêmio do Público que valoriza o envolvimento coletivo, sendo atribuído às produções mais votadas durante o período de exibição online bem como as mais vistas/assistidas nas PlayLists do Canal do Evento. Essa combinação celebra tanto o rigor artístico e intelectual quanto a potência das obras em criar diálogo e emoção junto às audiências, reafirmando o espírito plural e colaborativo que define o festival.


LINK para Votação para os Prêmios da Escolha do Público: https://tinyurl.com/8FestNUPEPAvoto



PlayLists Oficiais do 8º Festival do NUPEPA


Categoria 1: "Recortes Documentais" (9 obras 01h22m):


Categoria 2: "Narrativas Ficcionais" (10 obras 01h16m):


Categoria 3: "Ensaios e Experimentações" (12 obras 01h12m):


Categoria 4: "Divulgação Científica e Etnografias" (6 obras 00h53m):


Categoria 5: "Produção com IA ou Híbrida" (6 obras 00h12m):


Categoria 6: "Animação" (4 obras 00h15m):


Categoria 7: "Sequências Fotográficas" (5 obras 00h07m):


Nossos agradecimentos à Profa. Dra. Fraya Frehse, coordenadora do LAPS, que além de parceira de longos anos do NUPEPA pelo acolhimento do projeto, e aos Profs. Responsáveis pela dimensão institucional acadêmica do NUPEPA, Profs. Drs. Carla Baptista (ICNOVA/NOVA) e Álvaro Comin (LAPS/USP).

Dados Gerais do Evento


8º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA/LAPS

📅 Data: 18 de novembro de 2025 (terça-feira)📍 Formato híbrido:

  • Presencial: Auditório 118, Prédio das Ciências Sociais – FFLCH/USPAv. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo (SP)

  • Transmissão no YouTube: https://youtube.com/live/mEOtTslhwq4


🕒 Programação do evento:

  • 10h00 às 16h00 — Exibição contínua das obras da mostra - Projeção aberta ao público dos curtas-metragens e sequências fotográficas selecionadas, nas diferentes categorias do festival.

  • 16h00 às 17h30 — Mesa-redonda DNAI (Digital Narratives and Artificial Intelligence) - Debate sobre o papel da inteligência artificial nas narrativas digitais, a formação de meta-identidades e os desafios da transparência algorítmica nas plataformas.

  • 18h00 às 20h00 — Cerimônia de Premiação - Entrega dos Prêmios do Júri e Prêmios do Público, com destaque para as categorias de Melhor Filme, Melhor Sequência Fotográfica e Melhor Produção em Oficinas do NUPEPA/ImaRgens.


🎥 Votação do público: As obras selecionadas estarão disponíveis online durante o período do festival. O público poderá assistir e votar nas suas produções favoritas por meio do link oficial:👉 https://tinyurl.com/8FestNUPEPAvoto


🔗 Mais informações: usp-br/imargens

🌐 Acompanhe: atualizações, exibições e resultados nos canais oficiais do NUPEPA/ImaRgens e do ICNOVA/LAPS. Link do Zoom: https://tinyurl.com/8FestNUPEPA

 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 - ImaRgens USP - Desenvolvido por LAPS/CTR

bottom of page