Conheça as Narrativas Ficcionais do 8º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA. Vote no seu trabalho favorito até 15/11 - premiação dia 18/11 (ter) às 18h em formato híbrido
- Ana Carolina Trevisan Camilo

- há 1 dia
- 6 min de leitura
As Narrativas Ficcionais exploram o poder da imaginação para transformar a realidade. São histórias sobre amor, medo, luto, reencontros e descobertas, nas quais personagens se movem entre sonhos e crises, futuros distópicos e memórias afetivas. Cada curta cria um universo próprio — ora íntimo e poético, ora social e político — revelando como a ficção pode ser um espelho da vida contemporânea. Entre realismo e fantasia, os filmes questionam o que nos torna humanos e como narrar o mundo quando o próprio mundo parece em transformação.
A 8ª Edição do Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA/LAPS celebra a força criativa e reflexiva das produções audiovisuais que dialogam com as Ciências Sociais e as Humanidades. O evento, realizado em formato híbrido, reúne realizadores de diversas regiões e formações. Vote na sua obra favorita e participe do Prêmio do Público, reconhecendo o diálogo entre arte e sociedade. A votação vai até 15/11, e a cerimônia ocorre no dia 18/11, às 18h, com transmissão pelo Zoom.
Categoria 2: "Narrativas Ficcionais" (10 obras 01h16m):

LINK para Votação para os Prêmios da Escolha do Público: https://tinyurl.com/8FestNUPEPAvoto
O Prêmio do Público valoriza o envolvimento coletivo, sendo atribuído às produções mais votadas durante o período de exibição online bem como as mais vistas/assistidas nas PlayLists do Canal do Evento. Essa combinação celebra tanto o rigor artístico e intelectual quanto a potência das obras em criar diálogo e emoção junto às audiências, reafirmando o espírito plural e colaborativo que define o festival.
Categoria: Narrativas Ficcionais
Glória
Em luto profundo após a morte de Glória, sua amada, Fausto sofre de um episódio de declínio da saúde mental e ilusão messiânica após interação com uma IA generativa e com tecnologias de realidade virtual.
Sozinha no escuro
Sozinha em um mundo pós-apocalíptico, Júlia busca refúgio em uma casa isolada.
Atormentada por suas memórias e pela solidão, a garota reflete sobre sua existência. Mas
será que ela está realmente sozinha?
Palavra
Uma mulher engasgada nas próprias palavras. As palavras como pássaros dentro do seu peito, ansiando por liberdade, mas grandes demais para saírem pela sua boca. Quando saem, mal estão vivas. Sufocadas pela sua garganta.
O outro lado
Íris e Jynxye, são amigas e parceiras de trabalho, um projeto de animação na startup PlayGo é o foco delas. Um telefonema e uma reunião online, determinam um imprevisto de uma madrugada a uma tarde caótica, que traz à tona reflexões profundas em suas vidas. Carregadas de conflitos, necessidades particulares e o sonho em comum em suas carreiras, a união dessas mulheres vale mais do que um brainstorm. A narrativa é um recorte sensível da jornada de seus funcionamentos.
A mensagem na garrafa
Jorge, pai solo, transforma a hora de dormir em uma aventura ao contar a história de uma mensagem numa garrafa viajando em um cometa de plástico. Otávio se encanta com a história , até que adormece e Jorge celebra a vitória de uma noite tranquila.
Escola mal-assombrada
Era uma vez um dia normal em uma escola normal com crianças amáveis e estudiosas. Até que o comum dá lugar ao pesadelo quando uma menina decide tirar uma soneca. Assombrada por um monstro e seus ajudantes, a menina tenta encontrar as crianças perdidas pela escola mal-assombrada para acordar do seu sonho de muito mal gosto.
A menina hip hop
Cansados de perder no futebol para Ana Paula os meninos decidem ensinar uma brincadeira nova ao bonde da São José., a batalha de rima A menina, frustrada por perder para o sagaz Manga MC, estuda as referências das minas do rap até ficar esperta na rima e se tornar a menina hip hop.
Sentidos cruzados
João, Madalena (Madá) e Alexandre (Alex), amigos desde a faculdade, tentam retomar a vida social combinando uma viagem entre a imprevisibilidade do final da pandemia. Uma mensagem e uma chamada de vídeo, determinam um caos de uma noite que traz à tona marcas profundas de suas vidas. Carregados de saudade e tensões, o desejo de reconexão é forte. A narrativa é um retrato sensível da jornada de seu autoconhecimento, das suas redes de apoio mútuo e da empatia que cruzam com seus sentidos e vidas.
Aquela coisa sua
Cada uma em seu apartamento, Ângela e Lina buscam no ambiente online novos interesses e algum alívio para o isolamento da pandemia de Covid19. Ao se conhecerem, a curiosidade e a admiração mútua reavivam seu cotidiano, revelando para si próprias quem elas são e o que desejam
Se nos faltarem palavras, o mar conta a nossa história
Em uma praia de Salvador, duas mulheres negras, Joana uma mulher madura que já viu muito nessa vida, e Yara, uma jovem mulher no começo da sua jornada, se encontram para compartilhar suas vivências. Duas mulheres conectadas pela força do mar.
Os nossos agradecimentos aos criadores e equipes que inscreveram suas obras nesta edição do Festival do NUPEPA, aos Membros do Júri Especial desta edição e aos Professores responsáveis e os que integram a mesa redonda e, é claro, aos Anfitriões do evento que celebra os 10 anos de existência do Núcleo.
Muito obrigado!
Vote nas suas obras favoritas das demais categorias (abaixo você encontra todas as PlayLists)
Categoria 1: "Recortes Documentais" (9 obras 01h22m):
Categoria 2: "Narrativas Ficcionais" (10 obras 01h16m):
Categoria 3: "Ensaios e Experimentações" (12 obras 01h12m):
Categoria 4: "Divulgação Científica e Etnografias" (6 obras 00h53m):
Categoria 5: "Produção com IA ou Híbrida" (6 obras 00h12m):
Categoria 6: "Animação" (4 obras 00h15m):
Categoria 7: "Sequências Fotográficas" (5 obras 00h07m):
LINK para Votação para os Prêmios da Escolha do Público: https://tinyurl.com/8FestNUPEPAvoto
Sobre o Festival
O festival acolhe tanto produções desenvolvidas em contextos acadêmicos quanto obras independentes (feitas dentro e fora das oficinas do NUPEPA), promovendo um diálogo entre o olhar sociológico e as expressões artísticas emergentes. Entre as categorias de destaque, estão Recortes Documentais, Ensaios e Experimentações, Narrativas Ficcionais, Divulgação Científica e Etnografias, Produção com IA ou Híbrida, Animação e Sequências Fotográficas, além da categoria especial dedicada às Produções realizadas nas Oficinas do NUPEPA/ImaRgens. A mostra se consolida como um espaço de experimentação livre, que valoriza tanto a pesquisa estética quanto o compromisso ético e crítico das narrativas visuais.
O Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens reconhece a diversidade de olhares e linguagens por meio de uma premiação em duas dimensões complementares. O Prêmio do Júri é concedido por uma comissão formada por pesquisador(a/e)s, artistas e profissionais do audiovisual, que avaliam critérios técnicos, estéticos e conceituais de cada obra. Este ano o Júri Especial é Formado pelos Professores/Pesquisadores/Cineastas: Alessandro Campos, Fernanda Chemale, Hermes Veras, Luiz Antonio do Nascimento e Mila Lo Bianco.
Link do Zoom para a premiação que ocorre dia 18/11 às 18h (BR): https://tinyurl.com/8FestNUPEPA
Nosso agradecimento especial aos menbros do Júri Especial desta 8ª Edição do Festival do NUPEPA.
Dados Gerais do Evento
8º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA/LAPS
📅 Data: 18 de novembro de 2025 (terça-feira)📍 Formato híbrido:
Presencial: Auditório 118, Prédio das Ciências Sociais – FFLCH/USPAv. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Conheça o conjunto de obras selecionadas e o Júri Especial: clique aqui
🕒 Programação do evento:
10h00 às 16h00 — Exibição contínua das obras da mostra - Projeção aberta ao público dos curtas-metragens e sequências fotográficas selecionadas, nas diferentes categorias do festival.
16h00 às 17h30 — Mesa-redonda DNAI (Digital Narratives and Artificial Intelligence) - Debate sobre o papel da inteligência artificial nas narrativas digitais, a formação de meta-identidades e os desafios da transparência algorítmica nas plataformas.
18h00 às 20h00 — Cerimônia de Premiação - Entrega dos Prêmios do Júri e Prêmios do Público, com destaque para as categorias de Melhor Filme, Melhor Sequência Fotográfica e Melhor Produção em Oficinas do NUPEPA/ImaRgens.
🎥 Votação do público:As obras selecionadas estarão disponíveis online durante o período do festival. O público poderá assistir e votar nas suas produções favoritas por meio do link oficial:👉 https://tinyurl.com/8FestNUPEPAvoto
🔗 Mais informações: usp-br/imargens
📧 Contato: imargensusp@gmail.com
🌐 Acompanhe: atualizações, exibições e resultados nos canais oficiais do NUPEPA/ImaRgens e do ICNOVA/LAPS:
Web: usp.br/imargens
Instagram: @nupepa_imargens
Facebook: imargensusp
YouTube: nupepa_imargens



























Comentários