Lançamento do Relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas - usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil com o Observatório Social para a IA da NOVA.
- Ana Carolina Trevisan Camilo
- há 4 dias
- 3 min de leitura

O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais (OSIADD) lança no dia 24 de abril o segundo relatório: “Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil”.
Fruto da colaboração entre investigadores do NUPEPA/ImaRgens que é vinculado ao Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/USP) [Brasil] e ao Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/NOVA) [Portugal] .
O documento explora como profissionais e investigadores da área do audiovisual têm incorporado ferramentas de IA nas suas práticas, refletindo sobre percepções, usos e impactos no campo das Ciências Sociais e Humanas.
Com autoria de Allan Herison Ferreira, Ana Carolina Trevisan, Ana Marta M. Flores e Daniela Pinheiro, e coordenação científica de Paulo Nuno Vicente, a publicação integra os esforços do projeto financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), no âmbito do projeto UIDB/05021/2020.
A investigação reúne experiências concretas de utilização de IA no Brasil, promovendo um olhar crítico e colaborativo sobre os desafios e possibilidades que emergem na interseção entre tecnologia, criação e pensamento social.
PROGRAMA:
15h (Lisboa) | 11h (Brasília)
Apresentação do estudo:“Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas – usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil”
15h30 (Lisboa) | 11h30 (Brasília)
Debate com professores e representantes do campo temático:
Aline Fátima - Pesquisadora, produtora cultural, realizadora audiovisual, performer e arte-educadora. Formada em Letras pela USP e mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH-USP). Atua com letramento digital e audiovisual em comunidades periféricas, com foco em culturas afro-brasileiras. Tem especialização em Direitos Humanos e Arte-Educação, formação em danças afro-brasileiras e experiência como diretora e performer em 12 filmes exibidos no Brasil e exterior.
Álvaro Augusto Comin - Professor do Departamento de Sociologia da USP. Pesquisador Principal do Centro de Ciência de Dados para Estatísticas Públicas (CCDEP), da Fundação Seade; Pesquisador do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI), onde coordena o grupo de pesquisa “Mercados Digitais de Trabalho”; Membro do Center for Critical Imaginations (CCI), vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). É doutor em Sociologia pela USP, com pós-doutorado no Institute for Employment Research, University of Warwick.
Breno Augusto Sales - Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Doutorando em Sociologia e Antropologia pela (UFPA). Mestre em Ciências Sociais e especialista em Filosofia da Educação. Atua na Antropologia da Educação e Audiovisual, com experiência em docência, pesquisa e gestão pública. Fundador do Visagem (UFPA) e coordenador do GICEP (IFPA). Membro da SOCINE e da associação portuguesa AO NORTE e coordenador do Coletivo Miradas.
Clara Gomes - Professora Dra. e Pesquisadora do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA). Doutora em Ciências da Comunicação, com pesquisa em artes digitais, ativismo e plataformas virtuais. Atuou como jornalista correspondente no Sudeste Asiático, e no audiovisual como produtora de cinema, assistente de direção, programadora e apresentadora de televisão.
Marcelo Alves Lima - Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mais de vinte anos de experiência no ensino superior nas áreas de Direito, Educação Médica e Jornalismo. Especialista em Antropologia Visual e mídias sociais, com atuação em pesquisa, gestão universitária, educação a distância, produção de material didático e redação acadêmica. Revisor da Association of Internet Researchers (AoIR).
Rubén Ramos Antón - Professor Dr. na Universidade de Castilla-La Mancha, com doutorado em Informação e Documentação pela Universidade de Zaragoza. Atua há mais de vinte anos em meios de comunicação e instituições públicas e privadas. Pesquisa mudanças sociais relacionadas às tecnologias da informação (incluindo IA), qualidade da informação, discurso de ódio e o impacto tecnológico sobre diferentes grupos sociais.
LANÇAMENTO do Relatório INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS usos, reflexões e impacto na interseção com o audiovisual no Brasil
Link do Zoom para o evento: https://tinyurl.com/2relatorio-ia
📅 24 de abril | 15h (PT) / 11h (BR)
Evento híbrido (Zoom e presencial)
📍 Universidade NOVA de Lisboa
Av. de Berna, 26C | Sala D106
Edifício D, Piso 1 | Lisboa
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
15h00
Apresentação do estudo
“Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas – usos, reflexões e impacto na interseção com o audiovisual no Brasil”
15h30
Debate professores e representantes do campo temático:
Aline Fátima (Diversitas/USP)
Álvaro Augusto Comin (FFLCH/USP)
Breno Augusto Sales (GICEP-IFPA - UFPA)
Clara Gomes (ICNOVA/NOVA FCSH)
Marcelo Alves Lima (NUPEPA - UFRJ)
Rubén Ramos Antón (UCLM)
16h20
Sessão de perguntas e respostas
16h50
Encerramento
Sejam todas/todos bem vindo(a/o)s!
Comments