top of page

Lançamento do Relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas - usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil com o Observatório Social para a IA da NOVA.

  • Foto do escritor: Ana Carolina Trevisan Camilo
    Ana Carolina Trevisan Camilo
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura
Capa do relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil e logos da NOVA FCSH, ICNOVA, INOVA MEDIA LAB, OSIADD, NUPEPA, LAPS, FCT.
Capa do relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil e logos da NOVA FCSH, ICNOVA, INOVA MEDIA LAB, OSIADD, NUPEPA, LAPS, FCT.

O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais (OSIADD) lança no dia 24 de abril o segundo relatório: “Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil”.


Fruto da colaboração entre investigadores do NUPEPA/ImaRgens que é vinculado ao Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/USP)  [Brasil] e ao Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/NOVA)  [Portugal] .


O documento explora como profissionais e investigadores da área do audiovisual têm incorporado ferramentas de IA nas suas práticas, refletindo sobre percepções, usos e impactos no campo das Ciências Sociais e Humanas.


Com autoria de Allan Herison Ferreira, Ana Carolina Trevisan, Ana Marta M. Flores e Daniela Pinheiro, e coordenação científica de Paulo Nuno Vicente, a publicação integra os esforços do projeto financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), no âmbito do projeto UIDB/05021/2020.


A investigação reúne experiências concretas de utilização de IA no Brasil, promovendo um olhar crítico e colaborativo sobre os desafios e possibilidades que emergem na interseção entre tecnologia, criação e pensamento social.


PROGRAMA:


15h (Lisboa) | 11h (Brasília)


Apresentação do estudo:“Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas – usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil”


15h30 (Lisboa) | 11h30 (Brasília)


Debate com professores e representantes do campo temático:


  • Aline Fátima - Pesquisadora, produtora cultural, realizadora audiovisual, performer e arte-educadora. Formada em Letras pela USP e mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH-USP). Atua com letramento digital e audiovisual em comunidades periféricas, com foco em culturas afro-brasileiras. Tem especialização em Direitos Humanos e Arte-Educação, formação em danças afro-brasileiras e experiência como diretora e performer em 12 filmes exibidos no Brasil e exterior.

  • Álvaro Augusto Comin - Professor do Departamento de Sociologia da USP. Pesquisador Principal do Centro de Ciência de Dados para Estatísticas Públicas (CCDEP), da Fundação Seade; Pesquisador do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI), onde coordena o grupo de pesquisa “Mercados Digitais de Trabalho”; Membro do Center for Critical Imaginations (CCI), vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). É doutor em Sociologia pela USP, com pós-doutorado no Institute for Employment Research, University of Warwick.

  • Breno Augusto Sales - Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Doutorando em Sociologia e Antropologia pela (UFPA). Mestre em Ciências Sociais e especialista em Filosofia da Educação. Atua na Antropologia da Educação e Audiovisual, com experiência em docência, pesquisa e gestão pública. Fundador do Visagem (UFPA) e coordenador do GICEP (IFPA). Membro da SOCINE e da associação portuguesa AO NORTE e coordenador do Coletivo Miradas.

  • Clara Gomes - Professora Dra. e Pesquisadora do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA). Doutora em Ciências da Comunicação, com pesquisa em artes digitais, ativismo e plataformas virtuais. Atuou como jornalista correspondente no Sudeste Asiático, e no audiovisual como produtora de cinema, assistente de direção, programadora e apresentadora de televisão.

  • Marcelo Alves Lima - Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mais de vinte anos de experiência no ensino superior nas áreas de Direito, Educação Médica e Jornalismo. Especialista em Antropologia Visual e mídias sociais, com atuação em pesquisa, gestão universitária, educação a distância, produção de material didático e redação acadêmica. Revisor da Association of Internet Researchers (AoIR).

  • Rubén Ramos Antón - Professor Dr. na Universidade de Castilla-La Mancha, com doutorado em Informação e Documentação pela Universidade de Zaragoza. Atua há mais de vinte anos em meios de comunicação e instituições públicas e privadas. Pesquisa mudanças sociais relacionadas às tecnologias da informação (incluindo IA), qualidade da informação, discurso de ódio e o impacto tecnológico sobre diferentes grupos sociais.


LANÇAMENTO do Relatório INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS usos, reflexões e impacto na interseção com o audiovisual no Brasil


Link do Zoom para o evento:  https://tinyurl.com/2relatorio-ia


📅 24 de abril | 15h (PT) / 11h (BR)

Evento híbrido (Zoom e presencial)

📍 Universidade NOVA de Lisboa

Av. de Berna, 26C | Sala D106

Edifício D, Piso 1 | Lisboa




PROGRAMAÇÃO DETALHADA


15h00

Apresentação do estudo

“Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas – usos, reflexões e impacto na interseção com o audiovisual no Brasil”


15h30

Debate professores e representantes do campo temático:

Aline Fátima (Diversitas/USP)

Álvaro Augusto Comin (FFLCH/USP)

Breno Augusto Sales (GICEP-IFPA - UFPA)

Clara Gomes (ICNOVA/NOVA FCSH)

Marcelo Alves Lima (NUPEPA - UFRJ)

Rubén Ramos Antón (UCLM)


16h20

Sessão de perguntas e respostas



16h50

Encerramento


Sejam todas/todos bem vindo(a/o)s!


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 - ImaRgens USP - Desenvolvido por LAPS/CTR

bottom of page