top of page

*Resumos têm prazo prorrogado até 08/07* Seminário «Ciências Sociais & Audiovisual: imagens em movimento» realizado pelo LAPS/USP com apoio do NUPEPA/ImaRgens ocorrerá de 27 a 29/Ago/2024 na FFLCH-USP

*IMPORTANTE:*Comunicamos que a organização do Seminário Ciências Sociais & Audiovisual: imagens em movimento prorrogou o prazo para envio dos resumos até dia 08/07/2024

As regras para envio e submissão seguem as mesmas

Os resumos podem ser enviados por meio do formulário.

______________________________________


O Seminário Ciências Sociais & Audiovisual: imagens em movimento visa construir um espaço de debate a respeito do audiovisual como material investigativo e propõe uma discussão que englobe as diferentes possibilidades teórico-metodológicas dentro da área das Ciências Sociais.

Refletindo acerca das imagens em movimento como maneiras de produção e reprodução do social, propõe uma discussão que englobe as diferentes possibilidades teórico-metodológicas dentro da área das Ciências Sociais.

O evento é presencial com exceção dos GTs, que serão realizados remotamente, por videoconferência. Serão três dias de Seminário, 27/08, 28/08 e 29/08, abrangendo um amplo leque de possibilidades analíticas: desde a análise fílmica, às pesquisas etnográficas, passando pelo campo de produção e seus agentes.

As diferentes mesas que compõem o evento buscam dar conta dessa transversalidade e das possibilidades de discussão que o objeto imagético proporciona.

Além disso, os grupos de trabalho devem gerar um espaço de compartilhamento de pesquisas que versam sobre um mesmo tema: as imagens em movimento.

Por fim, as noites de cinema e discussões também propiciam reflexões coletivas acerca do campo das imagens, instigando diferentes questionamentos e trocas com os realizadores presentes.

Difundir a discussão em torno das pesquisas em Ciências Sociais que tomam como objeto as imagens em movimento enfatiza suas possibilidades metodológicas e interpretativas acerca do real.   


Submissão de trabalhos e informações sobre GTs no link: https://tinyurl.com/InscricaoGTSeminarioUSP


Os resumos devem ser enviados via formulário Google para os grupos de trabalho (GT) e resumos expandidos via e-mail. Os resumos expandidos serão enviados apenas após o aceite dos resumos e serão comunicados por e-mail pela organização do evento. Os Grupos de Trabalho serão remotos (via videoconferência). A banca organizadora selecionará os textos para o seminário, levando em consideração as seguintes formatações: 

a. Resumo: de 800 a 1500 palavras, incluindo referências bibliográficas.

b. Resumo expandido: de 8 a 10 páginas (máx. 21.000 caracteres, com espaços), incluindo referências bibliográficas. Formatação ABNT (ex.: Sobrenome, Autor. Título do livro. Capítulo. Editora, ano, página.).

c.   Eixos temáticos para os Grupos de Trabalho:

i. Análise audiovisual: espaço aberto para discussão de comunicações que se ocupem em analisar obras audiovisuais, discutindo as diversas possibilidades de abordagem do social expressas pelas imagens em movimento;

ii. Agentes, produtores e contexto: busca-se receber investigações preocupadas em mapear e analisar produtores de obras audiovisuais, suas origens e trajetórias sociais, pontuando-as em relação ao contexto; 

iii. Debates de estrutura e políticas audiovisuais: Sociologia Econômica, história econômica, atores e processos de políticas de financiamento, editais públicos, instituições, partidos, etc.

     d. Prazos: Submissão até 28/06. 

A divulgação dos aprovados e composição dos GTs (31/07) será informada por e-mail, assim como os debatedores convidados para cada sessão. O envio do resumo expandido deve ser feito até 11/08 pelo e-mail: seminario.imagensemmovimento@gmail.com


Mostra de Filmes: A mostra de filmes tem como proposta apresentar duas obras que discutem o período da ditadura civil militar no Brasil, tendo em vista os 60 anos da efeméride do golpe (1964-2024). O cine-debate será presencial e terá a participação dos realizadores, abrindo espaço para diálogo após cada sessão:


Cine-Debate 1. Paula (1979), de Francisco Ramalho Junior: Marco Antonio é um arquiteto casado pela segunda vez que passa por crises no trabalho e com a esposa, Bia. Sua filha adolescente (com Marta, a primeira esposa) e uma amiga desaparecem e o chefe da Delegacia de Entorpecentes Almeida é chamado para investigar o caso. Ao se encontrar com o policial, Marco Antonio se lembra de quando o conhecera, há dez anos. Naquela época, Almeida era um violento agente do DOPS que perseguia e torturava militantes dos movimentos estudantis contrários ao regime de governo da época e fora o principal algoz de Paula, ex-aluna e amante de Marco Antonio.


Cine-Debate 2. O Barato de Iacanga (2019), de Thiago Mattar: Os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. Fazendo sucesso entre a década de 1970 e de 1980, era também conhecido como o "Woodstock do Brasil.


Veja abaixo a programação completa:




Veja a seguir os editais:


Chamada de Trabalhos
.pdf
Fazer download de PDF • 7.60MB

Chamada Monitores
.pdf
Fazer download de PDF • 13.73MB

Seminário Ciências Sociais & Audiovisual_ as imagens em movimento (1)
.pdf
Fazer download de PDF • 2.14MB

Local: Rua do Lago, 717 | Cidade Universitária | São Paulo-SP | CEP 05508-080

Direções no Google Maps


Organização: Rachel Abrão e Marcus Repa (PPGS/USP)


Realização: LAPS/USP

Apoio: NUPEPA/ImaRgens


Canais do NUPEPA/ImaRgens

Instagram: @nupepa_imargens

Facebook: imargensusp

Commentaires


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page