top of page

Conheça os Vencedores do 7º Festival de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS

Conheça os Vencedores do 7º Festival de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS no contexto do 9º Seminário Discente do PPGS USP.


Os filmes foram avaliados por um júri especial formados pelos professores/cineastas Prof. Alessandro Campos, Roteirista e pesquisadora Anna Flávia Salles, Profa. Cleonice Elias, Prof. Cristhian Caje, Roteirista, cineasta e pesquisadora Inês Figueiró.


Assista o evento de premiação clicando na imagem acima ou por meio deste link: https://youtube.com/live/tP774yB7SGM

O evento foi apresentado pelos coordenadores do NUPEPA: Ana Carolina Trevisan, Allan H. Ferreira e Marcus Repa e contou com a presença das professoras Cleonice Elias (membro do júri especial) e Sylvia Garcia (PPGS - USP).


De um total de 39 materiais selecionados, foram 13 os que receberam os prêmios do Júri e/ou do Público em diferentes categorias. Veja abaixo a relação de prêmios e premiados.


Nos links abaixo você pode acessar cada uma das 5 playlists do Festival/Mostra:


Categoria "Recortes Documentais":


Categoria "Ensaios e Experimentações":


Categoria "Narrativas Ficcionais":


Categoria "Divulgação Científica e Etnografias":


Categoria "Sequências Fotográficas":


__________________________________________________________


Premiação do Júri Especial


Opará - O Velho Chico: Águas, Margens e Gentes

Prêmios:

Melhor Roteiro e Narrativa (Prêmio do Júri)

Melhor Técnica de Filmagem (Prêmio do Júri)

Melhor Filme Documentário (Prêmio do Júri)

Melhor Obra do Festival (Prêmio do Júri)

Sinopse: Um documentário com imagens, narrações e músicas sobre o Rio São Francisco. Nosso personagem principal é o Rio São Francisco, que significa para os povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, um ser vivo, um ente das famílias, um parente que possui direitos e que tem vivido um intenso processo de degradação em função dos projetos desenvolvimentistas que utilizam de suas águas, margens e gentes. “Seu Clarindo”, que se autodenomina pescador e vazanteiro da Comunidade de Canabrava no munícipio de Buritizeiro-MG, narra sua relação com o “Velho Chico: “Onde houver um pescador, onde houver um povo tradicional, ele vai brigar sempre pela preservação daquele território aonde ele vive. E o Rio São Francisco faz parte desse território. Nós fazemos parte dele e ele faz parte de nós.”



Vida de Cinema

Prêmios:

Melhor Técnica de Som (Prêmio do Júri)

Melhor Edição / Finalização (Prêmio do Júri)

Melhor Filme de Ficção (Prêmio do Júri)

Sinopse: Um diretor de cinema independente se desespera ao descobrir que precisa pagar pros festivais assistirem seu filme.


Sonhos Kãnã Mihay

Prêmios:

Contribuição para o Debate Sociológico (Prêmio do Júri)

Melhor Filme de Divulgação Científica/Etnografia (Prêmio do Júri)

Sinopse: O filme narra o "levantamento" de uma aldeia indígena Pataxó em Carmésia (MG), a partir do mito de origem de um artesanato (o filtro do sonhos) produzido pelos indígenas locais.


Tela Delas

Prêmios:

Contribuição para o Debate nas Humanidades (Prêmio do Júri)

Contribuição para o Debate Sociológico (Prêmio do Júri)

Sinopse: Tela delas é um documentário realizado por mulheres e com mulheres, artistas e professoras entrevistadas. Aborda questões de processo criativo, memórias, tecnologia e docência nas artes visuais.


O que resta de imagem em mim

Prêmio:

Melhor Filme Ensaios e Experimentações (Prêmio do Júri)

Sinopse: Turíbio projeta suas memórias sobre restos de imagens.


Escola Cívico-Militar: A Quem Interessa?

Prêmio:

Contribuição para o Debate Sociológico (Prêmio do Júri)

Sinopse: Documentário que aborda os recentes protestos de estudantes e professores acerca do projeto de lei da Escola Cívico-Militar, de autoria do governador de São Paulo. O filme traz a opinião de estudantes da USP acerca do projeto e busca refletir sobre seus objetivos com relação à população.


Jaraguá: Cartografía da Memoria

Prêmio:

Melhor Sequência Fotográfica (Prêmio do Júri)

Sinopse: Trânsitos que os familiares de Aldes Jaraguá fazem pela cidade de São Paulo, sua relação com sua materialidade e espiritualidade até chegarem à casa de oração para a conexão com Nhanderu


Premiação do Público



Anjo de Barro (Menina Miragem)

Prêmios:

Melhor Filme Ensaios e Experimentações (Prêmio do Público)

Melhor Filme do Festival (Prêmio do Público)

Sinopse: Anjo de Barro é uma história com feição de lenda, na qual personagens reais são mesclados à magia da personagem Santinha (menina ou anjo?). O videoclipe animado intitulado Anjo de Barro, dirigido e roteirizado por Eudaldo Monção Jr. e Ionã Scarante é baseado no livro de mesmo nome da autora Ionã Scarante. A obra apresenta a canção (Menina miragem), de autoria de José Carlos Sampaio Cardoso, interpretada pela cantora Nazarena Miriam Nascimento, com a participação especial das crianças Maria Flor Scarante Nazaré (filha da autora do livro) e Arthur Scarante Cardoso (sobrinho da autora do livro e sobrinho do compositor da canção). A música foi gravada no Kabedal Studio, situado na cidade de Nazaré.


As Peregrinas

Prêmio:

Melhor Filme Documentário (Prêmio do Público)

Sinopse: Tudo começou quando Tia Paixão (irmã de meu pai) nos presenteou com uma imagem de Santo Antônio. A partir daí começamos a rezar o tríduo em casa, reza apenas por palavras participavam alguns membros da família e convidaram os vizinhos a integrarem o grupo também. No ano seguinte, uma das integrantes que rezam junto com a família adoeceu e não pode participar dos momentos de oração , fato que fez com que minha mãe decidisse que após a reza iria levar a imagem de Santo Antônio a casa dela para pernoitar . Na noite do dia seguinte foi buscar a imagem do santo e a pessoa que estava doente veio entregar já , completamente restabelecida . Aí decidiu-se fazer uma pequena procissão pela rua como forma de restabelecimento da fé e de agradecimento. No ano seguinte teve-se a ideia de fazer a peregrinação, ou seja, fazer com que a imagem de Santo Antônio percorresse as casas que aceitavam fazer parte dessa corrente de oração , dando início às Peregrinas. Mulheres que recebem a imagem de Santo Antônio em sua casa e realizam a oração ao santo e após a reza fazem uma confraternização com comida, bebida, cânticos. Revitalizando a fé no santo e reforçando e ampliando os laços de amizade e companheirismo.


Canto da Natureza Exilada

Prêmio:

Melhor Filme Ficção


Vivência Ancestral de um Quilombo Ribeirinho

Prêmio:

Melhor Sequência Fotográfica  (Prêmio do Público)

Sinopse: Fotos que mostram a vivência e cotidiano de um Quilombo ribeirinho da Amazônia, as fotos retratam nosso dia a dia dentro da comunidade seja no banho no Rio a produção da farinha e a pescaria no Rio Gurupi tudo isso sendo fonte de alimentação de corpo e alma dos moradores.


Suplica pela Devora

Prêmio:

Obra mais visualizada  (Prêmio do Público)

Sinopse: SUPLICA PELA DEVORA é uma reflexão sobre fome de afeto, o desejo de consumo do outro, desejo de ser consumida e a necessidade de se domesticar em uma relação. O curta, composto por duas atrizes, se desdobra sobre questões modernas voltadas à dependência afetiva, enquanto traça paralelamente uma analogia com um cão que busca validação.


__________________________________________________________


Este ano, mais de 220 participantes de um público variado votaram para os prêmios do Público. Veja abaixo os locais de onde o público votou:





Agradecemos novamente aos participantes, membros do Júri Especial, membros da organização e professores das instituições de apoio:


Professores responsáveis:

Profa. Dra. Carla Baptista (ICNOVA) e Prof. Dr. Álvaro Comin (LAPS/USP).


Professores parceiros:

Profa. Dra. Cornélia Eckart (UFRGS)

Profa. Dra. Felisa Anaya (UNIMONTES)

Profa. Dra. Fraya Frehse (LAPS/USP)

Profa. Dra. Rumi Kubo (PGDR/UFRGS)

Profa. Dra. Sylvia Garcia (PPGS/USP)


Aos membros do Júri Especial:

Prof. Alessandro Campos, Roteirista e pesquisadora Anna Flávia Salles, Profa. Cleonice Elias

Prof. Cristhian Caje, Roteirista, cineasta e pesquisadora Inês Figueiró.


Comissão organizadora do 7º Festival

Aline Fátima Costa, Breno Sales, Djaneide Lacerda, Eduardo Neves, Rafaela Pinheiro e Maria Julia Lopes de Faria.


Agradecimento à equipe de Audiovisual da FFLCH USP, responsável pela transmissão do evento pelo YouTube.



Siga-nos nas redes sociais para saber sobre futuras oficinas e eventos em audiovisual:


Instagram: @nupepa_imargens

Facebook: imargensusp


Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page